quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Toda a Verdade



A EXPERIÊNCIA

Tudo começou em 1968, quando o cientista Spence Silver da empresa 3M, que trabalhava no aperfeiçoamento de colas para fitas adesivas, descobriu um adesivo posicionável que possuía características completamente diferentes das que ele procurava.

Este transformava-se por si próprio em pequenas esferas com diâmetro de uma fibra de papel, as quais não se dissolviam, não derretiam e eram extremamente adesivas, mas não se fixavam com muita força quando aplicadas nos suportes das fitas.

Apesar de saber que tinha feito uma descoberta importante, Silver questionava-se relativamente à utilidade do tal adesivo. Então, nos cinco anos seguintes à descoberta, realizou seminários e fez com que as pessoas da 3M o ouvissem falar do potencial adesivo.
Silver encontrou um aliado em Geof Nicholson, director de desenvolvimento de novos produtos da 3M, a quem apresentou a sua descoberta e viu nela grande potencial.


UMA IDEIA DIVINA

Art Fry, um investigador de desenvolvimento de novos produtos que tinha assistido a um dos seminários de Silver, encontrava-se também intrigado com o tal adesivo. Pensa-se que a ideia terá surgido da necessidade pessoal do inventor. Fry, cantava no grupo coral da igreja e usava bocados de papel para marcar as páginas do seu livro de cânticos, mas cada vez que o abria, estes caíam frequentemente. Assim, a curiosidade e a inclinação pelas soluções práticas vieram a descobrir o produto definitivo. Art Fry, apercebeu-se de como o adesivo de Silver podia servir de marcador, então adaptou o trabalho anterior de Silver ao seu e acabou por inventar mais do que um marcador, inventou um novo conceito de bloco de recados/notas.

Mas assim, dentro da empresa 3M, muitos se mostraram cépticos durante as tentativas de lançamento do produto. Quando Fry começou a falar em Post-It, ninguém entendia, pois as pessoas nunca tinham ouvido falar em recados autocolantes e mostravam-se um pouco reticentes no que dizia respeito à utilidade do produto. Foi então que Fry decidiu distribuiu amostras pelas pessoas para que pudessem experimentar e aprender como funcionava.



E ASSIM NASCE O POST-IT

Em 1981, o produto foi lançado e um ano depois era considerado o melhor novo produto da 3M.

Foi assim que o Post-it, se transformou numa solução simples, ágil e eficiente em todo o mundo, fruto da união de uma experiência inicialmente "fracassada" de um cientista com a necessidade pessoal de um inventor.

Portanto, os Post-It, são pequenas folhas de papel auto-adesivo de várias dimensões, formas e cores. São usados para escrever recados e notas e podem ser colocados em qualquer superfície. São fabricados em várias dimensões, formas e cores, mas a forma mais usual é o quadrado de 7,5cm de lado de cor amarela. No reverso tem uma tira de adesivo que permite colá-los e descolá-los eu qualquer lugar.


FUI CLARA??

2 comentários:

Filipe disse...

Desculpe.. nao se importa de repetir?!

Anónimo disse...

É...eu também não percebi muito bem!!!

:S